• Carregando...
Líderes do Bric durante encontro no Brasil. Da esquerda para direita: presidente da Rússia Dimitry Medvedev, presidente Lula do Brasil, presidente chinês Hu Jintao, e primeiro-ministro da Índia Manmohan Singh | Reuters
Líderes do Bric durante encontro no Brasil. Da esquerda para direita: presidente da Rússia Dimitry Medvedev, presidente Lula do Brasil, presidente chinês Hu Jintao, e primeiro-ministro da Índia Manmohan Singh| Foto: Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que os países que compõem o Bric têm papel chave na formação de uma nova ordem mundial.

"Brasil, Rússia, Índia e China têm papel fundamental a desempenhar nessa nova ordem internacional mais justa, representativa e segura", DISSE Lula, na declaração conjunta após a 2a cúpula do grupo.

Os líderes dos outros países que integram o grupo reforçaram o discurso.

"Nós apoiamos uma ordem mundial multipolar, igualitária, democrática e justa, com a ONU desempenhando um papel central em lidar com os desafios globais", disse o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

Ele lembrou também que o Bric surgiu de uma ideia de agentes do mercado financeiro.

"O Bric não nasceu de uma crise. Foi um ato de longo prazo de fé de outras pessoas em nossas economias", disse, acrescentando que a crise financeira mundial deu nova relevância aos quatro países.

Já o presidente russo, Dmitry Medvedev, classificou a cúpula de "produtiva".

"A Rússia está interessada em nossa cooperação dentro do campo que poderia apoiar o fortalecimento das instituições financeiras internacionais, construindo um sistema financeiro internacional mais justo."

Segundo o presidente da China, Hu Jintao, a terceira cúpula do Bric será realizada em seu país. "A parte chinesa está disposta a trabalhar junto com as outras três partes, promover as cooperações concretas entre os países e promover uma retomada completa do crescimento da economia mundial."

Moedas

Os países que compõem o Bric, defenderam nesta quinta-feira em um comunicado a importância de se manter a estabilidade das principais moedas de reserva e se comprometeram a resistir a todas as formas de protecionismo, em um momento em que a economia global busca se recuperar da mais grave crise econômica em décadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]