• Carregando...
Julian Assange, fundador do WikiLeaks e acusado de estupro, estaria escondido na Inglaterra | Flauraud Valentin/Reuters
Julian Assange, fundador do WikiLeaks e acusado de estupro, estaria escondido na Inglaterra| Foto: Flauraud Valentin/Reuters

Oleoduto

Berlusconi lucraria em acordo secreto com Putin

Novos documentos secretos revelados ontem pelo site WikiLeaks mostraram que diplomatas americanos suspeitavam que o premier italiano, Silvio Berlusconi, poderia estar "lucrando pessoalmente e generosamente’’ de acordos secretos com o colega russo, Vladimir Putin.

Segundo Ronald Spogli, embaixador dos EUA em Roma, teria ouvido do embaixador da Geórgia, Putin prometeu a Berlusconi uma porcentagem de lucros de qualquer oleoduto desenvolvido pela russa Gazprom, em coordenação com a ENI, conglomerado de energia italiano.

Documentos revelam que a embaixada dos EUA considera que a amizade entre eles "põe em perigo a segurança energética europeia’’, segundo relatam os jornais El Pais e Guardian, que obtiveram acesso antecipado aos mais de 250 mil documentos vazados pelo WikiLeaks.

Spogli relata ainda que Berlusconi centrou todos os acordos da Itália em Moscou e trocou "presentes generosos’’ com Putin.

Quase uma centena de deputados italianos exigiram ontem a renúncia do premier.

  • Veja o mapa dos países envolvidos nas novas revelações do WikiLeaks

Londres - A burocracia no processamento de um mandado de prisão impediu ontem a captura do fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, 39 anos, que estaria escondido na Inglaterra. Ele é acusado pela Jus­­tiça da Suécia de estupro, assédio sexual e coerção ilegal.

"Autoridades britânicas e suecas sabem como fazer contato com ele [Assange], e os órgãos de segurança sabem exatamente on­­de ele estᒒ, disse Mark Stephens, advogado de Assange.

Segundo representantes do WikiLeaks, Assange preferiu permanecer escondido após ter recebido ameaças de morte relacionadas aos vazamentos de informações do site a respeito da diplomacia americana.

Ontem, a Interpol emitiu um alerta internacional, incluindo Assange na lista dos suspeitos mais procurados do mundo. O objetivo é prendê-lo e extraditá-lo para a Suécia, onde será interrogado – não há condenação contra ele.

Embora autoridades suecas tenham enviado um mandado internacional de prisão destinado agência britânica de combate ao crime organizado, a polícia britânica não tentou capturá-lo.

O motivo foi que o mandado elaborado por promotores suecos tinha irregularidades. Não cumpria o requisito fundamental de detalhar as penas máximas para os crimes atribuídos a Assange.

Tommy Kangasvieri, chefe da unidade internacional da polícia sueca, afirmou que os problemas do mandado foram resolvidos, mas a informação foi contestada pelo advogado Stephens. Até a noi­­te de ontem Assange permanecia livre.

A equipe de advogados de defesa de Assange tentou derrubar o mandado de prisão em uma instância superior da Justiça sueca, mas a decisão foi mantida.

Assange alega ser inocente das acusações de crimes sexuais su­­postamente praticados contra duas mulheres na cidade de Go­­temburgo, na Suécia. Ele afirma que a relação sexual que manteve com elas, embora sem proteção, foi consensual.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Philip Crowley, disse ontem que Assange é um "anarquista" que não merece a proteção que os jornalistas devem ter.

Retaliação

O advogado de defesa de Assange na Suécia, Bjoern Hurtig, afirmou que lutará contra um possível pedido de extradição de seu cliente para a Suécia e insinuou que a verdadeira motivação das autoridades do país é uma retaliação ao WikiLeaks.

Entre os 250 mil documentos da diplomacia americana que começaram a ser divulgados nesta semana estão comentários do embaixador americano Michael Woods sobre a política de imparcialidade internacional do país.

Segundo os documentos, o discurso oficial da Suécia sobre a não participação em alianças militares é apenas de fachada.

Os EUA e a Suécia te­­riam acordos de cooperação mi­­litar e de inteligência para combater terroristas, que deveriam ser mantidos em segredo para evitar críticas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]