• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deu início na sexta-feira à reformulação no alto escalão da equipe responsável pelo Iraque, antes de definir, na semana que vem, um novo rumo para a guerra. O primeiro passo da reformulação foi a nomeação de um novo vice-secretário de Estado e de um novo diretor do setor de inteligência.

Numa cerimônia na Casa Branca, Bush anunciou que o atual diretor nacional de inteligência, John Negroponte, vai assumir a posição de número 2 no Departamento de Estado. No lugar de Negroponte ficará o almirante aposentado da Marinha Mike McConnell.

São os primeiros nomes de uma reforma profunda na equipe diplomática e militar de Bush, que se prepara para anunciar a esperada nova estratégia para o Iraque. A expectativa é que o anúncio aconteça na quarta-feira.

Diante de um Congresso controlado pelos democratas e profundamente preocupado com os desfechos da guerra, Bush está analisando a possibilidade de mandar mais 20 mil soldados dos EUA para o Iraque para tentar devolver a estabilidade a Bagdá, mas enfrenta oposição por parte de parlamentares e autoridades militares.

As nomeações de Negroponte e McConnell ainda precisam ser confirmadas pelo Senado, mas devem ser aprovadas.

``Cada um deles vai fazer um bom trabalho em suas novas posições. E é vital que eles assumam logo suas novas responsabilidades'', disse Bush.

A expectativa era que houvesse mais anúncios de nomes na sexta-feira.

O Pentágono deve anunciar que Bush vai indicar o nome do almirante William Fallon para substituir o general John Abizaid na chefia do Comando Central dos EUA, responsável pelas operações militares norte-americanas no Iraque e no Afeganistão, disse uma fonte oficial. O tenente-general David Petraeus deve se tornar o principal comandante no Iraque, substituindo o general George Casey, disse a fonte.

As reformas militares refletem uma mudança importante nos responsáveis pela guerra no Iraque. Casey, que deixará o posto alguns meses antes do previsto, vem demonstrando restrições ao envio de mais soldados ao Iraque.

Petraeus teve um papel importante no treinamento de soldados iraquianos. A escolha de Fallon causou alguma preocupação em Washington, pelo fato de dele ser da Marinha.

Segundo autoridades, outro anúncio que deve ocorrer em breve é o da transferência de Zalmay Khalilzad, embaixador no Iraque, para o cargo de embaixador na ONU, no lugar de John Bolton, que nunca conseguiu apoio total do Senado e deixou o posto no ano passado.

Para o cargo de embaixador no Iraque, deve ser indicado Ryan Crocker, atual embaixador do Paquistão.

A volta de Negroponte para o Departamento de Estado prenuncia um aumento na atividade diplomática norte-americana no Oriente Médio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]