• Carregando...
Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Washington – O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse ontem que a China deveria dialogar com dalai-lama, durante uma homenagem do Congresso. A cerimônia provocou a indignação de Pequim, que acusa o tibetano de 72 anos de ser um separatista.

"Se (as autoridades chinesas) se sentassem com dalai-lama, descobririam que ele é um homem de paz e reconciliação’’, garantiu o presidente em entrevista coletiva na Casa Branca. "É de interesse deles se reunir com dalai-lama’’, acrescentou.

Bush participou no Capitólio de uma cerimônia inédita de homenagem ao líder budista, uma vez que um presidente americano em exercício nunca tinha aparecido com ele publicamente.

O presidente afirmou que dalai-lama é um "símbolo universal de paz e tolerância, um pastor dos fiéis e mantém a chama de seu povo’’. "Ele ganhou o respeito e o afeto do povo americano’’, disse Bush na cerimônia do Capitólio. Os parlamentares deram ao líder tibetano a Medalha de Ouro do Congresso. A medalha é a maior honra civil concedida pelos legisladores americanos, apesar das férreas objeções da China.

"A América não pode olhar para os infortúnios dos oprimidos religiosamente e fechar os olhos ou se virar’’, disse Bush.

"Ingerência’’

O governo de Pequim manifestou novamente sua indignação diante dos encontros entre os dois líderes em Washington, o que considerou "uma forte ingerência nos assuntos internos da China’’.

"A China sente um profundo ressentimento, opõe-se resolutamente e já apresentou uma queixa formal aos Estados Unidos’’, afirmou o porta-voz da Chancelaria chinesa, Liu Jianchao.

"Nós solicitamos seriamente aos Estados Unidos que corrijam estes erros e cessem qualquer ingerência nos assuntos internos da China’’, completou.

Apesar das advertências de Pequim, Bush recebeu na terça-feira o líder espiritual tibetano durante 30 minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]