Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Bush encarrega Condoleezza Rice de estratégia pós-conflito

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira ter encarregado o Departamento de Estado dos esforços americanos para estabilizar e reconstruir países dilacerados por guerras civis ou distúrbios civis. A iniciativa é vista como uma tentativa de evitar as divergências entre diferentes órgãos americanos que marcaram a fase que se seguiu invasão do Iraque.

O presidente George W. Bush assinou na semana passada uma ordem que confere à secretária de Estado, Condoleezza Rice, a liderança sobre as missões de estabilização e reconstrução, disse um comunicado da Casa Branca.

"Isso vai capacitar a secretária de Estado a melhorar a coordenação, o planejamento e a implementação da assistência de reconstrução e estabilização dada a países estrangeiros que correm o risco de conflitos ou guerra civil, que enfrentam estas situações ou passam por transições delas para outras", disse o comunicado.

A decisão foi tomada depois de a administração Bush ter sido criticada por falhas de planejamento após a invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA. As divergências entre o Pentágono e o Departamento de Estado em relação aos esforços de reconstrução e estabilização correram soltas nos primeiros meses após a invasão.

O comunicado disse que agora Washington poderá auxiliar governos estrangeiros a impedir que seus territórios sejam utilizados como refúgio seguro por "terroristas, grupos de crime organizado" ou outros que representem ameaça aos Estados Unidos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.