• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu na terça-feira ao Congresso que não permita o fracasso da reforma da imigração.

Líderes dos dois partidos no Senado e funcionários da Casa Branca prepararam um frágil acordo para reformular o sistema de imigração, tal qual Bush apóia, mas o projeto enfrenta resistência de ambos os extremos do espectro político.

Tentando salvar o que muitos analistas consideram ser um dos últimos projetos importantes que ainda podem ser aprovados neste mandato, Bush insistiu que há uma "necessidade desesperada" de reformular o sistema imigratório.

"O sistema está quebrado a um ponto em que as pessoas estão sendo usadas como carga humana", disse Bush em discurso num centro de treinamento de agentes federais na Geórgia.

A medida do Senado conciliaria medidas de vigilância nas fronteiras e locais de trabalho com um programa de "trabalhadores convidados" e um plano para legalizar milhões de imigrantes clandestinos.

Conservadores vêem nisso uma anistia a violadores da lei, enquanto sindicatos dizem que os trabalhadores temporários seriam uma subclasse de mão-de-obra barata.

"Minhas resposta aos céticos é que nos dêem uma chance de consertar os problemas de forma abrangente, que proteja nossas fronteiras e trate as pessoas com decência e respeito", disse Bush. "Não tentem matar esta lei antes que ela comece a se movimentar."

"É hora de os membros de ambos os partidos políticos se erguerem, mostrarem coragem, assumirem um papel de liderança e fazerem o que é melhor para a América."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]