• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, autorizou na sexta-feira a entrega de 25 milhões de dólares em ajuda energética à Coréia do Norte, como recompensa a Pyongyang pela suspensão de seu programa de armas nucleares.

A decisão coincide com mais uma rodada de negociações pluripartites -envolvendo EUA, China, Rússia, Japão e as duas Coréias- em Pequim para discutir o fim das ambições nucleares norte-coreanas.

Sob um acordo de fevereiro, Pyongyang vai receber o equivalente a 950 mil toneladas de petróleo bruto por ter dado passos na direção do desarmamento nuclear.

A ajuda norte-americana autorizada na sexta-feira representa 50 mil toneladas de petróleo bruto, quantidade igual à fornecida em setembro pela China à Coréia do Norte, segundo a Casa Branca.

Gordon Johndroe, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que a Coréia do Norte "cumpriu seus compromissos até agora a respeito do fechamento das instalações (da usina nuclear) de Yongbyon" e permitiu o monitoramento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]