• Carregando...

Washington – Numa tentativa de conter críticas da comunidade internacional à atitude dos EUA frente à mudança climática, o presidente George W. Bush pediu que 15 países concordem em fixar metas de emissão de gases do efeito estufa até o final do próximo ano.

Bush deseja que, nos próximos meses, ocorra a primeira de uma série de reuniões entre os maiores emissores desses gases. A lista inclui, além dos Estados Unidos, China, Índia e importantes na ções da Europa.

O presidente descreveu sua proposta em um discurso que antecede a cúpula, prevista para a próxima semana, na Alemanha, das principais nações industrializadas do planeta, onde o aquecimento global será um tema importante – e Bush estará no centro das pressões.

Sob a liderança de Bush, os EUA recusaram-se a ratificar o Protocolo de Kyoto, que impõe metas de redução de gases do efeito estufa a países desenvolvidos. O governo americano considera o protocolo injusto, ao isentar de obrigações países em desenvolvimento que também são grandes poluidores, como a China.

Bush também já anunciou sua rejeição a uma proposta alemã para vigorar depois do vencimento de Kyoto, em 2012. Os alemães conseguiram nesta semana um tênue apoio de vários países asiáticos, inclusive da China, para que até 2009 seja discutido e firmado um novo tratado que entrará em vigor após o Protocolo de Kyoto.

Além de pedir uma meta global de emissões, Bush pediu que os países eliminem tarifas comerciais sobre tecnologias de energia limpa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]