Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
retaliação

Caças israelenses retaliam foguetes bombardeando alvos em Gaza

Não houve vítimas dos foguetes em Israel, mas os lançamentos causariam danos psicológicos

Caças israelenses atingiram alvos em Gaza antes do amanhecer desta quinta-feira, depois que um foguete foi disparado contra Israel do enclave palestino controlado pelo grupo islâmico Hamas.

O episódio foi considerado normal no sul de Israel, nove meses depois que o conflito de três semanas em Gaza terminou com um cessar-fogo, mas sem uma trégua.

O Exército de Israel diz que mais de 260 foguetes ou morteiros atingiram o território israelense desde então. A Força Aérea israelense retaliou com dezenas de bombardeios, a maioria visando os túneis de contrabando entre Gaza e Egito.

Não houve vítimas dos foguetes em Israel desde que o conflito acabou em Gaza. Pelo menos, não fisicamente. Mas os lançamentos de foguetes causam danos psicológicos, dizem moradores.

Uma porta-voz do Exército disse que houve 60 ataques com foguetes nos últimos três meses. Se o sistema de alerta de Israel detecta os foguetes se aproximando de Sderot, as sirenes de emergência disparam na cidade e os moradores têm 15 segundos para buscar abrigo.

"O alarme disparou na manhã de domingo, e de novo na quinta-feira da semana passada, e duas vezes na semana retrasada", disse Hava Gat. Isso não chega perto da intensidade do fogo de dezembro último, mas a mãe de três crianças disse que voltou aos tranquilizantes.

"Estamos só esperando. Pode começar tudo de novo", disse.

Não houve relatos de vítimas dos dois bombardeios israelenses desta quinta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.