• Carregando...

As temperaturas estão um pouco mais brandas na Califórnia desde quarta-feira, mas o número de vítimas fatais da onda de calor, iniciada em meados deste mês, já chega a 81 pessoas, segundo a rede CNN. O calor nos Estados Unidos é recorde, com temperaturas na casa dos 50 graus. A meteorologia prevê uma queda para a casa dos 26 graus. Por ora, o calor está em torno dos 40 graus, os quais afetam também a agricultura e a pecuária locais.

Uma das áreas mais atingidas foi o condado de Fresno, onde 20 pessoas morreram.

A situação está obrigando os necrotérios a trabalharem em condições precárias, por causa do volume de mortos.

No estado de Oklahoma, dez pessoas morreram por causa do calor.

Milhares de californianos continuam sem eletricidade pelo quinto dia seguido, informa o "Los Angeles Times". Não se sabe quando a energia será restabelecida. Na quarta-feira, quase 14 mil consumidores - termo que engloba uma unidade que tanto pode ser uma casa quanto um prédio de apartamentos - no sul da Califórnia ainda estavam sem energia elétrica, uma redução significativa, em todo caso. No dia anterior, o número era de 25 mil.

Na segunda-feira e na terça-feira, houve blecautes por causa do uso maciço de ar-condicionado pelo estado adentro.

O governador Arnold Schwarzenegger montou centros de refrescamento, onde pessoas que estão sem energia ou não têm ar-condicionado podem descansar. Um telefone gratuito dá orientações sobre os locais em que os centros estão prontos ou estão sendo montados.

Ele também deu ordens para que as autoridades estaduais de saúde orientem asilos no sentido de haver planos de evacuação rápida para o caso de emergências relacionadas ao calor, informa o "Los Angeles Times". Outra medida são blitzen de assistentes sociais em motéis onde vivam pessoas idosas e com deficiências.

Em St. Louis, no estado do Missouri, 51 mil consumidores ainda estavam sem luz na quarta-feira, devido a duas tempestades que derrubaram torres de transmissão. Em Queens, em Nova York, onde 100 mil consumidores ficaram sem luz, a energia já foi restaurada.

Fazendeiros californianos estão tendo problemas com diminuição da produção de leite e com as plantações secando. Estima-se que 2% dos rebanhos possam morrer. A produção de leite diminui 15%. Não se sabe qual o percentual de danos nas safras.

Leia mais sobre os problemas do clima no Brasil e no mundo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]