• Carregando...

A vida dos parlamentares americanos está prestes a sofrer uma mudança. Eles não poderão mais receber presentinhos, além de aceitar almoços, drinques, e jantares grátis. Eles tampouco poderão viajar em jatinhos privados por conta de empresas ou amigos. A Câmara de Deputados aprovou na terça-feira uma reforma na atual lei de ética e lobby proibindo todos aqueles mimos, que já haviam se tornado praxe no Capitólo. E a expectativa é a de que o Senado endosse a iniciativa numa votação marcada para quinta-feira.

- No ano passado, prometemos romper a ligação entre lobistas e legisladores em Washington, e mudar fundamentalmente a cultura de corrupção que tinha se tornado uma prática aceitável aqui - disse Rahm Emanuel, deputado do Partido Democrata, comemorando a vitória arrasadora de 411 a apenas oito votos.

Trata-se da principal promessa feita pelos democratas ao assumirem o controle do Congresso em novembro passado. Vários deputados, porém, resmungavam ontem, pouco antes da votação, queixando-se de que as medidas tornariam mais difícil levantar dinheiro para suas campanhas de reeleição. O Senado, composto por 100 representantes, precisará de pelo menos 67 votos para a aprovação definitiva da reforma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]