• Carregando...
A França já marcou a retirada de suas tropas do Afeganistão | AFP
A França já marcou a retirada de suas tropas do Afeganistão| Foto: AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, se reúne neste sábado (28) com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, para conversar sobre a retirada das tropas britânicas do país em 2014 e definir qual será o próximo passo na relação bilateral, informou um porta-voz de Cameron.

Na reunião que será realizada na residência campestre do primeiro-ministro do Reino Unido em Chequers (condado de Buckinghamshire), os políticos devem tratar também dos progressos realizados em matéria de segurança no Afeganistão.

Além disso, eles definirão o tipo de apoio que o país afegão precisa no futuro por parte da comunidade internacional após a saída das tropas. Os políticos assinarão um acordo no qual detalharão a forma como trabalharão juntos depois deste ano.

A reunião acontece depois do anúncio feito na sexta-feira (27) pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, de que pretende retirar as tropas francesas do país no final de 2013, um ano antes do previsto.

A partir de 2013 a França manterá, no entanto, um número pequeno de soldados para realizar operações de formação do Exército afegão, que foram suspensas na última semana, mas serão retomadas a partir deste sábado.

O Reino Unido é o terceiro destino de Karzai após ter passado antes pela Itália e a França. Segundo a emissora pública britânica "BBC", Karzai também falará com Cameron sobre o estado das conversas pela paz que mantém atualmente com os talibãs.

Também espera-se que o líder britânico firme um acordo com seu colega afegão para construir uma escola de treinamento de policiais no Afeganistão, que siga o modelo atual da Academia Militar que o Exército britânico tem em Sandhurst.

Com base nesse acordo, o Governo britânico se comprometerá a continuar proporcionando ajuda humanitária ao Afeganistão mesmo após a retirada das tropas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]