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A seção superior da arena é vista parcialmente vazia enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, fala durante um comício de campanha no BOK Center, em 20 de junho de 2020, em Tulsa, Oklahoma| Foto: Nicholas Kamm / AFP

A campanha do candidato republicano Donald Trump disse, neste domingo (21), que reportagens da "imprensa fake news" sobre a ameaça de infecção por coronavírus durante o evento e dos manifestantes anti-Trump são responsáveis pelo público abaixo do esperado no primeiro comício do presidente após a epidemia de coronavírus. O gerente da campanha do republicano, Brad Parscale, ainda descartou a hipótese de que internautas tivessem enganado a organização ao se registrar para o evento, mesmo sem a intenção de ir.

Segundo a campanha de Trump, cerca de 12 mil pessoas compareceram ao evento no sábado, fazendo com que várias cadeiras da arena BOK Center, em Tulsa, Oklahoma, ficassem vazias. O espaço comporta até 19 mil pessoas sentadas. O assunto foi bastante explorado por críticos de Trump, porque o presidente havia dito na semana anterior que mais de um milhão de pessoas haviam se registrado para o comício.

"Uma semana da mídia falsa alertando as pessoas a não ir à manifestação por causa da Covid e dos manifestantes, juntamente com imagens recentes de cidades americanas em chamas, teve um impacto real nas pessoas que levariam suas famílias e crianças para o comício", disse Parscale. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA emitiu alertas de que aglomerações, como comícios, são possíveis focos para a disseminação do coronavírus. A organização do evento republicano checou a temperatura dos participantes e forneceu máscaras a todos na entrada da arena, porém, não obrigou o uso.

Parscale também rejeitou relatos de que os usuários da rede social TikTok e fãs de K-Pop teriam enganado a campanha de Trump ao se registrar para o comício mesmo sem a intenção de ir, para dar a impressão de que haveria uma enorme multidão e, assim, frustrar as expectativas da campanha. No Twitter, perfis de fãs do K-pop começaram a compartilhar as informações sobre como se registrar no comício, incentivando seus seguidores a se inscrever para o evento e depois não comparecer. A mesma campanha correu pelo TikTok.

"Nós constantemente eliminamos números falsos, como fizemos com dezenas de milhares no comício de Tulsa, no cálculo de nosso possível número de participantes. Essas solicitações de bilhetes falsos nunca levam em consideração nosso pensamento". Perscale disse ainda que, apesar do público abaixo do esperado na arena em Tulsa, mais de 5 milhões de pessoas assistiram ao comício pela internet.

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