• Carregando...
Membros do grupo Proud Boys participam de protesto em Washington, EUA, em 12 de dezembro de 2020
Membros do grupo Proud Boys participam de protesto em Washington, EUA, em 12 de dezembro de 2020| Foto: JOSE LUIS MAGANA / AFP

O Canadá incluiu nesta quarta-feira, 3, o grupo americano Proud Boys na sua lista de grupos terroristas junto com outras 12 entidades, incluindo grupos radicais islâmicos associados à Al-Qaeda e Estado Islâmico (EI).

Além do Proud Boys, o ministro de Segurança Pública, Bill Blair, afirmou que o Canadá adicionou à lista outros três grupos de extrema direita: Atomwaffen Division, The Base e Russian Imperial Movement.

Assim, o Canadá se tornou o primeiro país do mundo a considerar os Proud Boys uma organização terrorista. A decisão implica que as instituições financeiras possam congelar ativos desses grupos e que as forças de segurança possam agir contra quem oferecer ajuda econômica ou material a eles.

Ser adicionado à lista de observação não criminaliza automaticamente os próprios grupos, mas permite que as autoridades apreendam seus bens e processem membros ou associados por realizarem atividades extremistas.

"Os atos violentos de terrorismo não têm lugar na sociedade canadense ou no exterior. As inclusões de hoje à lista de entidades terroristas são um passo importante nos nossos esforços para combater todas as formas de extremismo violento", disse Blair, ao fazer o anúncio.

"Não importa a motivação ideológica, todos estes grupos promovem o ódio, a intolerância e, como já vimos, podem ser muito perigosos", acrescentou.

O Canadá também adicionou à lista três grupos vinculados à Al-Qaeda (Frente al Nusra, Frente de Libertação do Macina e Ansar Edine), cinco braços do Estado Islâmico (em África Ocidental, Saara, Líbia, Ásia Oriental e Bangladesh), além do Hizbul Mujahideen.

Entre as 73 entidades atualmente na lista canadense de organizações terroristas, apenas seis são consideradas de extrema direita. Além das quatro incluídas hoje, estão Blood & Honor e Combat 18.

Integrantes do Proud Boys supostamente desempenharam um papel fundamental na invasão ao Capitólio dos Estados Unidos no dia 6 de janeiro. O grupo, que conta com uma unidade canadense e membros entre as Forças Armadas do país, é parcialmente originado no Canadá.

Blair negou que a inclusão do Proud Boys à lista tenha ocorrido pelo papel na invasão ao Capitólio americano, e argumentou que o grupo já estava no radar das autoridades canadenses havia algum tempo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]