• Carregando...

O corpo de uma pré-candidata à prefeitura de uma pequena cidade no violento estado de Guerrero foi encontrado decapitado, informaram as autoridades mexicanas nesta quarta-feira. Guerrero é o mesmo estado em que 43 estudantes desapareceram no ano passado, sendo alvo de um possível massacre.

Aidé Nava Gonzaléz, do PRD, foi sequestrada na noite de segunda-feira (9) no município de Ahuacuotzingo, quando seu carro foi cercado por homens armados. Ela havia registrado sua pré-candidatura à prefeitura da cidade no sábado. Seu corpo foi encontrado em Oztotilán, 300 quilômetros a sudoeste da cidade, com uma mensagem assinada por Los Rojos, um dos grupos de traficantes de drogas da região ameaçando políticos. “Isso vai acontecer com todos os putos políticos que não queiram se alinhar”, dizia o bilhete.

Los Rojos são rivais dos Guerreros Unidos, grupo apontado como responsável pela morte dos 43 estudantes. No ano passado, o filho de Aidé foi sequestrado e está até hoje desaparecido. Seu marido, um ex-prefeito, foi assassinado também em Guerrero, o estado mais violento do país com 1.514 assassinatos em 2014.

Os país terá eleições locais em junho, que acontecerão em meio à instabilidade social causada pelo desaparecimento dos estudantes e à violência. Mais de cem mil pessoas morreram no México desde o final de 2006, quando o então presidente Felipe Calderón lançou uma campanha contra os cartéis de drogas. Nos últimos meses, vários chefões foram presos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]