Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições nos EUA

Candidatos democratas cobram pressa na desocupação do Iraque

Os pré-candidatos democratas à Presidência dos Estados Unidos buscaram na quarta-feira se aproveitar do debate sobre a guerra do Iraque. Barack Obama defendeu que as tropas de combate sejam retiradas até o fim de 2008, enquanto Hillary Clinton pediu à Casa Branca que acelere a desocupação.

Na véspera de um discurso do presidente George W. Bush sobre o Iraque, adversários de Obama e Hillary na disputa interna criticaram as propostas dos favoritos.

Em Iowa, primeiro Estado a definir a disputa interna dos partidos, dentro de cerca de quatro meses, Obama enfatizou que foi contra a guerra desde o princípio e propôs que uma ou duas brigadas sejam retiradas por mês, de modo que até o final de 2008 não restem tropas de combate no Iraque.

"Estou aqui para dizer que temos de começar a acabar esta guerra agora", disse Obama, que cumpre o primeiro mandato de senador por Illinois. Ele não especificou quantos soldados permaneceriam no Iraque. "Não há solução militar no Iraque e nunca houve", afirmou.

Seus adversários John Edwards e Chris Dodd criticaram a proposta de Obama, questionando a falta de um cronograma rígido para a retirada de todos os soldados, não só os que estão em funções de combate.

"Já basta. Não precisamos 'começar' a acabar a guerra agora. O que precisamos agora é mesmo acabar a guerra", disse Edwards, que repetiu seu apelo para que o Congresso rejeite verbas para a guerra se elas não estiverem vinculadas a um cronograma para a retirada.

Em depoimento nesta semana ao Congresso, o comandante militar dos EUA no Iraque, general David Petraeus, disse que, mantidas as atuais condições, os EUA poderão retirar 30 mil soldados até meados de 2008. Bush deve dar aval a tal proposta na quinta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.