• Carregando...

Campanha das primárias começa a todo o vapor nos EUA

A briga entre os estados para adiantar a data das votações se transformou em uma acirrada competição.

Leia a matéria completa

Os principais pré-candidatos republicanos à Casa Branca em 2008 mantêm-se firmes contra uma retirada rápida de tropas do Iraque, ao mesmo tempo em que buscam se distanciar do cada vez mais impopular presidente George W. Bush em praticamente todos os outros quesitos possíveis.

Recentemente, dois influentes senadores republicanos, Richard Lugar e George Voinovich, propuseram a retirada das tropas, reacendendo o debate parlamentar sobre a guerra, o que poderia incentivar mais republicanos a questionarem a abordagem de Bush.

Mas os principais pré-candidatos do partido apóiam a estratégia de Bush de enviar mais soldados ao Iraque. Ao mesmo tempo, criticam a forma como o presidente gerencia a guerra, mas sem atacá-lo diretamente. À exceção do senador John McCain, eles também condenaram uma um projeto sobre migração que tramita no Senado e tem apoio de Bush.

O consultor republicano Dan Schnur disse que os candidatos enfrentam a mesma corda-bamba que os democratas viveram em 1998 devido ao escândalo provocado pelo relacionamento amoroso do então presidente Bill Clinton com uma estagiária da Casa Branca.

"Ver os republicanos falarem do Iraque é como ver os democratas falarem de Monica Lewinsky. Eles admitem o óbvio, mas ainda defendem a pessoa [do presidente]", disse Schnur, ex-assessor de McCain, mas não ligado à campanha dele.

"Todos concordavam que a conduta de Clinton foi horrível e todos concordam que esta guerra não está bem gerenciada. Isso dá aos candidatos republicanos uma chance de se distanciarem da política dele sem serem negativos a respeito do homem."

As taxas de aprovação a Bush caíram a novos recordes negativos, mas ele continua forte entre o eleitorado republicano que escolherá o candidato do partido à eleição de novembro de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]