• Carregando...

A Justiça do estado da Flórida decidirá nesta segunda-feira se a candidatura à reeleição do presidente americano Barack Obama será impugnada na unidade federativa ou não. A ação, movida pelo ativista e advogado republicano Larry Klayman, questiona a validade da certidão de nascimento de Obama no Havaí e se o presidente seria um "cidadão americano pleno".

Segundo o conservador, mesmo que seja comprovada a autenticidade do documento, Obama é filho de um estrangeiro e por isso não poderia ser considerado "americano pleno". No processo defendido por Klayman, o autor da ação está identificado como Michael Voeltz, um democrata registrado na filial do partido na Flórida.

Os advogados do presidente e do Departamento de Estado dos EUA requisitaram que a ação seja anulada pelo juiz Terry Lewis, responsável pelo caso, dadas as inúmeras provas divulgadas sobre a nacionalidade do presidente. A defesa também argumenta que o pedido de impugnação é inválido, pois o democrata ainda não foi anunciado como o candidato oficial do partido no estado.

Em 2011, Obama divulgou sua certidão de nascimento completa, após o aumento da polêmica sobre o caso. Na época, o presidente descreveu as suspeitas como "tolices" e afirmou que há coisas mais importantes para os críticos se concentrarem. Partidários do presidente consideram que o tema é uma forma de tentativa de "distração" prejudicial ao debate político nos EUA e que Obama já provou que é um cidadão americano.

De acordo com a certidão emitida pelo governo do Havaí, Obama nasceu na Maternidade e Hospital Kapiolani, em Honolulu, filho do queniano Barack Hussein Obama, e da americana Ann Dunham Obama, natural de Wichita, no Kansas. O documento tem a data de 8 de agosto de 1961.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]