• Carregando...

Candidato de oposição à presidência da Venezuela, Henrique Capriles disse neste sábado que não entregará os recursos naturais do país a "nenhuma outra nação" se for eleito no dia 7 de outubro.

Capriles, que fez um ato de campanha na população mineira de La Paragua, aproveitou para criticar que o governo permita que outras nações desenvolvam projetos de mineração em território venezuelano.

"Não vamos seguir entregando os recursos da Venezuela para nenhum país", disse Capriles, deixando claro que não tem nada contra os chineses.

O candidato fez a declaração um dia depois que o atual presidente Hugo Chávez anunciou novos acordos com a empresa chinesa "Citic Group" para exploração de ouro e cobre na jazida de " Las Cristinas", situada no estado de Bolívar.

Estima-se que "Las Cristinas" seja uma das maiores jazidas de ouro inexploradas do mundo, já que abriga reservas de mais de 16 milhões de onças de minérios preciosos, o equivalente a meia tonelada.

"Eu não tenho nada contra os chineses, nem contra nenhum irmão de outro país, mas as reservas são da Venezuela e povo venezuelano que deve explorá-las. Os recursos são da Venezuela e devem ficar no país", assinalou.

O candidato acusou o governo de "entregar" as reservas do país enquanto fala de independência e pediu aos mineiros que se preparem para explorar as minas após seu triunfo eleitoral.

Capriles e Chávez disputarão a presidência no próximo dia 7 de outubro, em eleições nas quais também participam outros quatro candidatos. Cerca de 19 milhões de venezuelanos devem exercer o direito de voto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]