• Carregando...

Inflação venezuelana sobe 2,4% em outubro

Caracas – A inflação na Venezuela registrou alta de 2,4% em outubro, superior à de 1,3% do mês anterior, o que levou o índice anualizado do indicador para 17,2%, anunciou ontem o Banco Central da Venezuela (BCV).

A inflação acumulada entre janeiro e outubro deste ano ficou em 13,6%, superior aos 13,4% do mesmo período de 2006, acrescentou o BCV em sua página de internet. "Esse comportamento se associa a uma menor oferta de certos bens agrícolas, à entrada em vigor de algumas disposições oficiais em matéria de preços e ao aumento dos preços internacionais de alguns produtos", argumentou o BCV. A taxa de inflação na Venezuela ficou em 17% em 2006, cinco pontos percentuais acima da meta oficial de 12%.

Caracas – Terminou em violência uma passeata realizada por estudantes venezuelanos para protestar contra a polêmica reforma constitucional proposta pelo presidente Hugo Chávez.

Os manifestantes, entre os quais também havia professores e membros de partidos de oposição, entraram em confronto com a polícia na frente da sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em Caracas. Eles foram dispersados com jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo.

Os universitários foram ao CNE para pedir que o órgão postergue por pelo menos dois meses o referendo sobre a reforma, previsto para 2 de dezembro. Também solicitam o voto secreto e que a reforma, que inclui 69 aos 350 artigos da Constituição, seja votada por temas, informou o líder estudantil Yon Goicochea. Semana passada, os estudantes universitários realizaram outra manifestação até a sede da Assembléia Nacional.

A multidão de jovens, que ocupava mais de 15 quadras da Avenida Universidad, no centro da cidade, demorou 35 minutos para passar, com as palavras de ordem: "não vamos deixar tirar nosso direito de protestar!".

"Basta de abuso e arbitrariedade", também gritavam, carregando cartazes com as fotos dos juízes do CNE em que se lia "traidores". Nem todos os jovens eram opositores. Alguns vestiam camisetas vermelhas nas quais se lia: "Chávez sim, reforma não".

Reforma

A proposta de reforma constitucional foi apresentada pelo presidente em agosto e tem como objetivo consolidar o "socialismo do século 21" como sistema político e econômico e social da Venezuela.

Ela inclui medidas polêmicas como o fim da autonomia do Banco Central, a extensão do mandato presidencial para 7 anos e a reeleição ilimitada – o que permitirá a Chávez se perpetuar no poder. Também estabelece a redução da jornada de trabalho de 8 para 6 horas diárias – mudança que, segundo as pesquisas, é popular entre os trabalhadores. De acordo com a oposição, a redução das horas de trabalho seria uma forma de convencer a população a aprovar a reforma.

Originalmente, o projeto incluía alterações em 33 dos 350 artigos da Carta de 1999, mas a Assembléia Nacional venezuelana, que está tramitando a reforma, acrescentou mudanças em outros 36 artigos. Entre elas estão a supressão do direito à informação em caso de que seja declarado estado de exceção e medidas que reduzem a autonomia universitária.

Chávez lançará hoje sua campanha pelo "sim" no referendo em um comício no estádio La Carolina, no estado de Barinas , sua terra natal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]