i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
39,5 mil anos

Carcaça de urso da era do gelo é encontrada quase intacta na Rússia

    • Gazeta do Povo
    • 18/09/2020 09:09
    carcaça urso siberia
    Carcaça do urso foi encontrada por pastores de renas no permafrost da Sibéria| Foto: NORTH-EASTERN FEDERAL UNIVERSITY

    Cientista da Universidade Federal do Nordeste da Rússia (Nefu) anunciaram nesta semana a descoberta de um fóssil praticamente intacto de um urso das cavernas, da era do gelo, com uma idade estimada entre 22.000 e 39.500 anos.

    Os restos mortais do animal foram encontrados por pastores de renas no Ártico russo, depois que eles foram expostos pelo derretimento do permafrost nas ilhas Lyakhovsky, do arquipélago das Novas Ilhas Siberianas.

    O urso das cavernas (Ursus spelaeus) é uma espécie ou subespécie pré-histórica que viveu na Eurásia no Pleistoceno Médio e Superior e foi extinta há cerca de 15 mil anos, segundo a universidade, que vai estudar a descoberta. Acredita-se que ele seja um antigo parente dos ursos pardos que vivem hoje na Europa e na América do Norte.

    "Esta é a primeira e única descoberta desse tipo – uma carcaça de urso inteira com tecidos moles", disse a cientista russa Lena Grigorieva, explicando que todos os órgãos internos estão no lugar, incluindo o focinho. "Anteriormente, apenas crânios e ossos foram encontrados. Este achado é de grande importância para todo o mundo", afirmou.

    Uma carcaça preservada de um filhote de urso das cavernas também foi encontrada, em Yakutia, e cientistas esperam obter seu DNA. Nos últimos anos, o derretimento do permafrost na Sibéria tem resultado na descoberta de fósseis de mamutes, rinocerontes lanosos, potros da Idade do Gelo e filhotes de leão das cavernas.

    2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 2 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • C

      Celito Medeiros

      ± 3 dias

      Ao menos deveria usar luvas para tocar nesta carcaça que foi mumificada e conservada no gelo e não é uma petrificação, mas fossilização. Acredito que as datas estejam equivocadas, mas o Carbono 14 não é preciso e nem vai além destas datas, por certo farão os testes microbianos. Muito bom termos estes achados, como o homem de Nerdenthal ou a Pedra Daska, também na Rússia. Dificilmente um Cientista terá plena conclusão. Nem concluíram ainda o que foi que acabou com a antiga Civilização de Atlântida e 'fogem' de dados complicados ou que não compreendem, ficam no mesmismo dos chutes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Henrique

        ± 3 dias

        Essa foto para divulgar a descoberta é de uma genialidade sem precedentes. Quase 50% da imagem é da mão de alguém, e do urso mostram... os dentes!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.