• Carregando...

Washington (AFP) – A Casa Branca admitiu pela primeira vez que possui um plano para a retirada das tropas americanas do Iraque e alegou que um anteprojeto apresentado na semana passada por um senador da oposição democrata é "notavelmente similar" ao seu.

O anúncio, feito na noite de sábado pelo porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, foi uma resposta ao anteprojeto de Joseph Biden, representante democrata no Comitê de Relações Exteriores do Senado. Segundo Biden, as tropas americanas devem começar a deixar o Iraque no próximo ano em "um grande número".

Biden defende que os Estados Unidos retirem 50 mil soldados do Iraque até o fim de 2006. Um ano depois, será a vez de um "número insignificante" do restante dos 100 mil homens saírem daquele país. O anteprojeto também sugere deixar apenas uma "pequena força" no Iraque ao longo das fronteiras do país para atacar concentrações de insurgentes, se for necessário.

Embora o presidente George W. Bush nunca tenha tornado público seu próprio plano de retirada e criticou os apelos para uma retirada prematura, a Casa Branca indicou que muitas das idéias expressas por Biden coincidiam com as suas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]