Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Mistério

Casa Branca estuda publicar fotos

Governo dos Estados Unidos afirma que corpo de Bin Laden foi sepultado no mar para evitar peregrinação

Obama (segundo da esquerda para a direita) assiste ao ataque das forças dos EUA contra Bin Laden junto com membros da sua equipe de segurança | Pete Souza/Casa Branca
Obama (segundo da esquerda para a direita) assiste ao ataque das forças dos EUA contra Bin Laden junto com membros da sua equipe de segurança (Foto: Pete Souza/Casa Branca)
Apoiadores do Taleban protestam contra os EUA após a morte de Bin Laden |

1 de 1

Apoiadores do Taleban protestam contra os EUA após a morte de Bin Laden

Washington - A Casa Branca estuda se deve publicar ou não as fotos do cadáver de Osama bin Laden. Em conferência com jornalistas, o assessor da Presidência para combate ao terrorismo, John Brennan, indicou que muitas informações já se tornaram públicas em curto espaço de tempo após o fato.

"Queremos compartilhar to­­da informação que podemos para que os EUA e o mundo possam entender o que aconteceu", afirmou. Ele disse, no entanto, que não quer colocar em risco o sucesso de operações futuras contra outros líderes terroristas.

Até ontem à noite, os EUA não divulgaram nenhuma imagem do corpo de Bin Laden. Uma foto do líder foi difundida depois do anúncio de Barack Obama, mas a imagem não era verdadeira.

O Paquistão só foi informado da presença de helicópteros e forças de elite da Marinha americana após o término da operação que matou Osama bin Laden – numa clara violação da soberania do Estado paquistanês – in­­formou Brennan.

A violação da soberania pa­­quistanesa pode complicar as re­­lações dos EUA com o Paquistão, aliado-chave dos norte-americanos na batalha contra a militância do Taleban e na guerra no Afe­­ganistão.

Essas relações já têm sido prejudicadas por ataques de aviões dos EUA não tripulados no oeste do país e pela prisão por seis semanas de um agente a serviço da CIA, no início deste ano.

Corpo no mar

Um sepultamento no mar marcou o desfecho do terrorista Osa­­ma bin Laden, localizado e morto com um tiro na cabeça no Paquis­­tão após quase dez anos de buscas pelas forças dos EUA.

Funcionários do governo afirmam que um exame de DNA con­­firmou com "99,9% de certeza’’ a identidade do terrorista.

Não está claro como o DNA foi testado. Por enquanto, o mais provável é que o material recolhido do corpo tenha sido comparado com DNA recolhido de familiares de Bin Laden após o 11/9 – uma de suas irmãs morreu de câncer no cérebro há cerca de um ano em Massachusetts.

Além de evitar a criação de um ponto de "peregrinação’’, a decisão de levar o corpo ao mar foi cre­­ditada ao curto período de tempo entre o fim do ataque e a conformidade com rituais islâmicos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.