• Carregando...
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre (em imagem de arquivo), disse que os EUA não têm indicações de que Putin esteja se preparando para usar armas nucleares
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre (em imagem de arquivo), disse que os EUA não têm indicações de que Putin esteja se preparando para usar armas nucleares| Foto: EFE/EPA/Oliver Contreras

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse nesta sexta-feira (7) que os serviços de inteligência dos Estados Unidos não forneceram novas informações para o presidente Joe Biden para que ele afirmasse que o mundo está mais próximo do “Armagedom” do que em qualquer outro momento desde 1962.

“Pela primeira vez desde a crise dos mísseis cubanos, temos a ameaça de uma arma nuclear se as coisas continuarem do jeito que estão agora”, Biden havia declarado na quinta-feira (6), em um evento de arrecadação de fundos organizado pelo Partido Democrata no estado de Nova York, sobre a perspectiva do presidente russo, Vladimir Putin, usar armas nucleares táticas ou biológicas na guerra da Ucrânia.

“Eu não acho que você possa usar armas nucleares táticas sem acabar no Armagedom”, acrescentou o americano.

Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva a caminho de Hagerstown (estado de Maryland) dentro do Air Force One, o avião oficial da presidência americana, Jean-Pierre foi questionada se Biden tinha novas informações que o fizeram aumentar seu nível de preocupação, e respondeu que não.

“O presidente estava falando das preocupações sobre as ameaças de Putin de usar armas nucleares, assim como ele fez na Assembleia Geral da ONU e temos feito nas últimas semanas. Vocês já nos ouviram falar disso repetidas vezes; ouviram do Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, como estamos levando isso a sério. E era disso que o presidente estava falando”, afirmou a secretária.

Jean-Pierre reforçou que os Estados Unidos não têm informações novas sobre a intenção de Putin de usar armas nucleares táticas.

“Não enxergamos nenhuma razão para ajustar nossa própria postura nuclear, nem temos indicações de que eles [Rússia] estejam se preparando para usá-las [armas nucleares]. Mas Putin pode promover uma desescalada [militar] a qualquer momento, e não há razão para escalar [o conflito na Ucrânia]”, acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]