• Carregando...
Policiais isolaram área próxima de onde foi encontrado o casal envenenado por um agente químico | GEOFF CADDICK/AFP
Policiais isolaram área próxima de onde foi encontrado o casal envenenado por um agente químico| Foto: GEOFF CADDICK/AFP

O envenenamento de um casal em Wiltshire (Sudoeste do Reino Unido) foi causado pelo novichok, a mesma substância usada contra Sergei Skripal, um ex-espião russo, e sua filha Yulia, há quatro meses, anunciou Neil Basu, a principal autoridade britânica de contraterrorismo e que pertence à Scotland Yard. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Paramédicos foram chamados no sábado para atender o casal Dawn Sturgess e Charlie Rowley. Inicialmente, a suposição era de que se tratasse de um caso relacionado ao consumo de drogas. Mas o cenário mudou nesta quarta, quando funcionários do hospital onde eles estão internados e a polícia ficaram alarmados com os sintomas do casal e foram incapazes de determinar a causa destes. 

Testes foram realizados por cientistas, que concluíram que a mesma substância foi usada no ataque aos Skripals e ao casal. “A rede policial de contraterrorismo tomou as rédeas da investigação”, disse Basu. 

Leia também: ï»¿Casal britânico atingido por substância desconhecida coloca russos sob suspeita

Uma das linhas de investigação, segundo o jornal on-line Indepedent, é ver se há ligação entre os dois episódios. A distância entre a casa dos Skripal e a residência onde o casal foi encontrado é de 16 km. 

O casal se encontra em situação crítica e está internado no mesmo hospital que atendeu os Skripals após estes serem expostos ao novichok. 

Segundo a CNN, o novichok é um agente químico extremamente poderoso, desenvolvido pela Rússia durante a Guerra Fria. Ele foi feito para não ser percebido por equipamentos de detecção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]