• Carregando...
Manifestação favorável ao casamento gay em frente ao Congresso Nacional chileno, em novembro
Manifestação favorável ao casamento gay em frente ao Congresso Nacional chileno, em novembro| Foto: EFE/Alberto Valdes

O projeto de lei que permitiria o casamento gay no Chile deve novamente passar pelas duas câmaras do Congresso devido a discrepâncias entre os membros mais conservadores do Parlamento, o que forçou a iniciativa a ser revista nesta segunda-feira (6) em uma comissão especial.

O processo foi estendido na última terça, quando deveria ter acontecido a votação final, mas o processo parlamentar foi desviado para uma comissão formada por senadores e deputados que afinaram alguns detalhes de seu conteúdo.

O Congresso chileno finalmente decidirá nos próximos dias se aprova ou não a iniciativa, que busca permitir que as uniões entre pessoas do mesmo sexo sejam chamadas de casamento e também permite a adoção e a filiação.

O casamento igualitário é um dos maiores desejos da comunidade LGBTQIA+ do país, onde por enquanto os homossexuais podem se unir sob o Acordo de União Civil (AUC), que não reconhece direitos de filiação.

Se aprovado, o Chile se tornaria o oitavo país da América Latina a legalizá-lo, depois de Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Equador e Costa Rica, além de vários estados do México.

O projeto de lei foi apresentado em 2017, a pedido da então presidente Michelle Bachelet, e ficou paralisado por quase quatro anos. Em julho passado, em uma reviravolta surpresa, o atual presidente, Sebastián Piñera, afirmou que havia “chegado a hora” de aprovar a iniciativa e instruiu o parlamento a debatê-la com urgência.

Nos últimos meses, a lei foi revista favoravelmente em ambas as câmaras, embora agora tenha que ser novamente votada nas duas casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]