• Carregando...
"Casulo virtual" foi exibido nesta semana, em Londres | Divulgação/EPSRC
"Casulo virtual" foi exibido nesta semana, em Londres| Foto: Divulgação/EPSRC

Pesquisadores britânicos apresentaram nesta semana, em Londres, um equipamento de realidade virtual capaz de estimular simultaneamente os cinco sentidos do usuário: visão, audição, olfato, paladar e tato. Chamado de "casulo virtual", o equipamento pode ser usado futuramente por games ou turistas virtuais, por exemplo, na simulação a viagens para países distantes.

Com o equipamento, seria possível levar alunos de história ao Egito antigo, onde o estímulo dos sentidos indicaria quais os visuais, sons e cheiros das ruas locais. Se o professor preferisse o século 21, poderia fazer com seus estudantes uma visita virtual a Tóquio, por exemplo, onde eles viveriam as sensações proporcionadas pelas ruas da cidade japonesa.

Para fazer isso, uma espécie de capacete – o "casulo", como é chamado pelos pesquisadores – reúne diversas capacidades computacionais e produtos eletrônicos dentro de sua estrutura. Esses itens são usados com o objetivo de imergir o usuário em uma situação inexistente, fazendo com que ela pareça extremamente real. De acordo com os pesquisadores, o projeto deve ser concluído em cinco anos.

Segundo o jornal "Daily Mail", o protótipo se conecta sem fio em um computador, que envia as informações sobre um ambiente virtual ou um ambiente real, porém remoto. As imagens são exibidas em uma tela. Um tubo conectado a uma caixa com diferentes produtos envia ao nariz do usuário cheiros, enquanto um equipamento parecido espirra sabores com diferentes texturas em sua boca. O calor e a umidade podem ser alterados com ventiladores e aquecedores, e alto-falantes reproduzem os sons ambientes.

Pesquisadores

Desenvolvido com fundos do Conselho de Pesquisa de Ciências Físicas e Engenharia (EPSRC, na sigla em inglês), o projeto apresentado nesta quarta-feira (4) tem participação de cientistas das universidades de York e de Warwick.

"Projetos de realidade virtual geralmente focam em um ou dois dos cinco sentidos – com freqüência, a visão e audição. Não conhecemos outro grupo de pesquisa no mundo que tenha um objetivo como o nosso [de estimular os cinco sentidos]", disse o professor David Howard, da Universidade de York, líder da iniciativa.

Para a conclusão do projeto, os pesquisadores ainda pretendem tornar o "casulo" mais leve, mais confortável e mais barato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]