• Carregando...

Milwaukee, EUA – Por que há tanta gente gorda? Cientistas encontraram algumas novas desculpas, incluindo ar condicionado, falta de sono, muita gente parando de fumar e sexo entre obesos – o que tenderia a gerar bebês rechonchudos. A sobremesa não é a única coisa que engorda, afirmam pesquisadores em artigo publicado ontem no International Journal of Obesity.

"Acho muito criativo", diz o médico Robert Kushner, diretor do programa de controle de peso do Hospital Northwestern Memorial, em Chicago, e que não participou da elaboração do trabalho. "Estamos encarando uma epidemia, sem ponto de reversão visível. Nesta hora, não há idéias bobas".

No entanto, críticos dizem que os autores da lista de "10 Mais" explicações alternativas parece mais material para um programa de variedades de televisão do que um estudo científico.

David Allison, um bioestatístico da Universidade do Alabama, convidou 19 cientistas dos EUA, Canadá e Itália para trabalhar no relatório. Eles analisaram mais de 100 estudos em potenciais causas ou agravantes da obesidade, e concluíram que há motivos para aceitar as 10 que entraram na lista.

Allison ressalva que as pessoas não deveriam tentar alterar esses fatores. "Não estamos recomendando que se comece a fumar para perder peso", declarou. Ele afirmou, ainda, que nenhuma empresa do setor de alimentos contribuiu com dinheiro para o trabalho. "Estas são 10 hipóteses razoáveis e, como cientistas, deveríamos manter a mente aberta", afirma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]