• Carregando...

Agradeça aos astrócitos na próxima vez em que se sentir sonolento. Esse grupo de células cerebrais, que executam tarefas de manutenção fisiológica, também podem ser responsáveis por controlar quando dormimos, ao liberar uma substância chamada adenosina. O estudo foi divulgado pela revista New Scientist.

"Uma das principais teorias da geração de sono vem da observação de que existe uma acumulação de adenosina (no cérebro) durante o período em que estamos acordados, e que essa adenosina diminui durante o sono subsequente", diz Tommaso Fellin, do Instituto Italiano de Tecnologia, em Gênova, Itália.

Astrócitos desempenham um papel fundamental na nutrição e reparo de neurônios. Além disso, ao contrário de neurônios, que controlam a atividade cerebral imediata, os astrócitos modulam a atividade de longo prazo, regulando a comunicação entre neurônios. Os cientistas usaram camundongos alterados geneticamente. A redução nos níveis de adenosina resultou numa redução no tempo de sono dos camundongos após serem impedidos de dormir por 6 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]