• Carregando...

O Centro de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos, com sede no Havaí, anunciou nesta quarta-feira (11) que cancelou o alerta de tsunami em todo o Oceano Índico, depois do tremor de magnitude 8,6 na ilha indonésia de Sumatra.

"Os níveis do mar observados indicam que até agora a ameaça diminuiu na maioria das zonas envolvidas; o alerta do tsunami emitido pelo centro foi, pois, levantado", declararam os cientistas em um comunicado, depois de ter reduzido primeiro a zona de impacto de um possível tsunami na Indonésia, Índia, Sri Lanka, Maldivas e o território britânico de Diego García.

As autoridades da Indonésia, Sri Lanka e Índia também levantaram o alerta de tsunami.

Terremotos

Um terremoto de magnitude 8,6 e réplicas de intensidade superior a 8,0 atingiram a costa da Indonésia nesta quarta-feira, obrigando moradores até na Índia a fugir de edifícios e despertando temores de um enorme tsunami como o de 2004. O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, disse que não há relato imediato de danos ou vítimas em Aceh, a província mais próxima do tremor. Mas uma réplica quase da mesma magnitude, menos profunda que o tremor original, aconteceu logo após a declaração dele. O terremoto aconteceu às 5h38 (hora de Brasília), e o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse logo em seguida que todo o oceano Índico estava em estado de observação. Mais tarde, a agência disse que o risco de tsunami diminuíra, mas que o alerta continuava em vigor. Autoridades das ilhas Andaman e Nicobar, na Índia, ao norte do local onde aconteceu o terremoto, disseram que ondas de até 3,9 metros podem atingir a área. Pessoas perto da costa em seis províncias tailandesas receberam ordens de procurar terrenos mais elevados, e as autoridades fecharam o aeroporto internacional na localidade balneária de Phuket. O tremor inicial ocorreu 500 quilômetros a sudoeste da cidade de Banda Aceh, na parte norte da ilha indonésia de Sumatra, a uma profundidade de 33 quilômetros, segundo dados do centro geológico dos Estados Unidos. A agência de desastres da Indonésia afirmou que a eletricidade foi cortada na província de Aceh e que as pessoas estavam se reunindo em terrenos elevados em meio a sirenes de alerta de perigo. "A eletricidade foi cortada, há engarrafamentos para acesso a terrenos elevados. Sirenes estão tocando em todos os lugares", disse um porta-voz da agência. Yudhoyono, falando após o primeiro terremoto, disse não haver sinais de desastre. "Não há ameaça de tsunami apesar de estarmos em alerta", disse ele em entrevista coletiva ao lado do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que visita a Indonésia. "A situação em Aceh está sob controle, há um pouco de pânico, mas as pessoas podem ir para lugares altos", disse Yudhoyono. Ele disse que havia despachado uma equipe de reação a desastres para Aceh, região devastada pelo terremoto de 2004, que teve magnitude 9,1 e provocou gigantescas ondas que atingiram Sumatra, onde causaram a morte de 170 mil pessoas, e outros pontos de todo o oceano Índico. Ao todo, o tsunami de 2004 matou 230 mil pessoas em 13 países banhados pelo Índico, incluindo Tailândia, Sri Lanka e Índia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]