
O porta-voz do Conselho Militar de Trípoli, Anis Sherif, declarou ontem que o comando rebelde da Líbia, agora no poder, sabe o paradeiro de Muamar Kadafi. Segundo Sherif, o ditador encontra-se dentro de um raio de 60 quilômetros da capital, cercado pelos combatentes do governo provisório. Sherif não informou a localização exata, mas acrescentou que Kadafi tem sido rastreado por meio de alta tecnologia e também por integrantes do grupo rebelde.
Hisham Buhagiar, que coordena os esforços do Conselho Nacional de Transição (CNT) para capturar Kadafi, afirmou que o ex-governante tem viajado em um comboio de cerca de dez veículos pelo Deserto do Saara desde que os insurgentes tomaram Trípoli, há duas semanas.
Kadafi, segundo Buhagiar, abriga-se em uma tenda. "Sabemos que ele não quer ficar em uma casa", disse ao canal pan-árabe de televisão Al Jazeera. "As pessoas contaram que os carros vieram e eles armaram uma tenda."
As duas fontes sugerem que Kadafi continua na Líbia. Um comboio escoltado por tuaregues (beduínos do deserto) armados atravessou o deserto na terça-feira e entrou no Níger vindo da Argélia, mas o governo local negou com veemência que Kadafi ou seus filhos estivessem nos veículos.
Abdullah Kanshil, que conduz as negociações do lado do CNT para a rendição de Bani Walid, declarou ontem acreditar que dois filhos de Kadafi, Saif al-Islam e Muatassem, estejam na cidade situada 150 quilômetros a sudeste de Trípoli. Saif era preparado para ser o sucessor de Kadafi.
Os combatentes do CNT cercam a cidade de 100 mil habitantes, reduto da tribo warfallah, a mais numerosa da Líbia, com 1 milhão de integrantes, e principal base de apoio de Kadafi.
Os combatentes cercam também Sirte, cidade natal de Kadafi e reduto de sua tribo, Al-Kadadfa, 450 quilômetros a leste de Trípoli. Eles deram um prazo final até o sábado para que a cidade de 130 mil habitantes se renda.
O CNT acredita que outro comboio partiu de Sirte levando para o Níger dinheiro e ouro do banco central líbio. Os insurgentes creem que o ditador tenha ordenado um saque à sede da instituição na cidade natal.
Vídeo
Enquanto a caça ao ditador avança pouco, o lado brincalhão de Kadafi está à mostra em um vídeo caseiro divulgado ontem. Acredita-se que ele tenha sido filmado em 2005 e foi saqueado do complexo de Bab al-Aziziya, em Trípoli, onde ficava a residência do ditador. O cenário de fundo é bastante informal, sem nenhum dos bens luxuosos que lotavam o complexo. Kadafi aparece ao lado de familiares e, em uma das filmagens, brinca com a neta.


