• Carregando...
Reprodução de vídeo caseiro mostra Kadafi com a neta em uma tenda: “Você me ama?”, pergunta o ditador à garota, que responde “Não” | Reprodução
Reprodução de vídeo caseiro mostra Kadafi com a neta em uma tenda: “Você me ama?”, pergunta o ditador à garota, que responde “Não”| Foto: Reprodução

Diplomacia

Insurgentes enviam representantes ao Níger

Os novos líderes da Líbia enviaram representantes para seu vizinho Níger ontem, a fim de evitar que aliados de Muamar Kadafi que cruzaram a fronteira num comboio escapem para outros países. Há rumores de que o próprio ditador esteja no país e que possa estar tentando fugir para Burkina Fasso – outra nação do norte da África.

"O CNT enviou uma delegação para o Níger para discutir a possível chegada de Kadafi", disse Fathi Baja, chefe de assuntos políticos do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi.

Autoridades nigerinas declararam que Kadafi "não está em território do Níger", embora tenham reconhecido "a entrada de três veículos com um total de 14 pessoas a bordo", sem revelar, no entanto, a identidade dos passageiros.

Para Washington, o comboio levava altos funcionários líbios mas, aparentemente o ex-líder líbio não estava no grupo. De acordo com um alto funcionário norte-americano, que pediu a outros países da região para negarem refúgio a cidadãos líbios procurados, colaboradores do antigo regime que entraram no Níger estão sendo detidos.

Além de ser procurado pelos rebeldes, que agora ocupam o governo da Líbia de forma interina, Kadafi tem contra ele uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede na Holanda.

Alguns países do norte da África, no entanto, podem oferecer asilo ao ditador em vez de entregá-lo à Líbia ou ao TPI.

Folhapress

  • Ditador acaricia um neto

O porta-voz do Conselho Militar de Trípoli, Anis Sherif, declarou ontem que o comando rebelde da Líbia, agora no poder, sabe o paradeiro de Muamar Kadafi. Segundo Sherif, o ditador encontra-se dentro de um raio de 60 quilômetros da capital, cercado pelos combatentes do governo provisório. Sherif não informou a localização exata, mas acrescentou que Kadafi tem sido rastreado por meio de alta tecnologia e também por integrantes do grupo rebelde.

Hisham Buhagiar, que coordena os esforços do Conselho Nacional de Transição (CNT) para capturar Kadafi, afirmou que o ex-governante tem viajado em um comboio de cerca de dez veículos pelo Deserto do Saara desde que os insurgentes tomaram Trípoli, há duas semanas.

Kadafi, segundo Buhagiar, abriga-se em uma tenda. "Sa­­bemos que ele não quer ficar em uma casa", disse ao canal pan-árabe de televisão Al Jazeera. "As pessoas contaram que os carros vieram e eles armaram uma tenda."

As duas fontes sugerem que Kadafi continua na Líbia. Um comboio escoltado por tuaregues (beduínos do deserto) armados atravessou o deserto na terça-feira e entrou no Níger vindo da Argélia, mas o governo local negou com veemência que Kadafi ou seus filhos estivessem nos veículos.

Abdullah Kanshil, que conduz as negociações do lado do CNT para a rendição de Bani Walid, declarou ontem acreditar que dois filhos de Kadafi, Saif al-Islam e Muatassem, estejam na cidade situada 150 quilômetros a sudeste de Trípoli. Saif era preparado para ser o sucessor de Kadafi.

Os combatentes do CNT cercam a cidade de 100 mil habitantes, reduto da tribo warfallah, a mais numerosa da Líbia, com 1 milhão de integrantes, e principal base de apoio de Kadafi.

Os combatentes cercam também Sirte, cidade natal de Kadafi e reduto de sua tribo, Al-Kadadfa, 450 quilômetros a leste de Trípoli. Eles deram um prazo final até o sábado para que a cidade de 130 mil habitantes se renda.

O CNT acredita que outro comboio partiu de Sirte levando para o Níger dinheiro e ouro do banco central líbio. Os insurgentes creem que o ditador tenha ordenado um saque à sede da instituição na cidade natal.

Vídeo

Enquanto a caça ao ditador avança pouco, o lado brincalhão de Kadafi está à mostra em um vídeo caseiro divulgado ontem. Acredita-se que ele tenha sido filmado em 2005 e foi saqueado do complexo de Bab al-Aziziya, em Trípoli, onde ficava a residência do ditador. O cenário de fundo é bastante informal, sem nenhum dos bens luxuosos que lotavam o complexo. Kadafi aparece ao lado de familiares e, em uma das filmagens, brinca com a neta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]