• Carregando...

O secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, William Hague, disse neste domingo que as negociações sobre o programa nuclear do Irã poderão resultar em um acordo dentro das próximas semanas, apesar do fracasso das negociações deste fim de semana em Genebra.

As negociações inconclusivas "tiveram um grande progresso", aproximaram todos os lados e deixaram transparecer a chance de que as partes chegarão a um acordo em breve, disse Hague.

"Sobre a questão de que (um acordo) aconteça nas próximas semanas, há uma boa chance de isso acontecer", disse Hague à BBC. "Nós não temos perdido o nosso tempo, mas é uma negociação formidavelmente difícil. É vital manter o ritmo ... a coisa está sobre a mesa e isso pode ser feito."

O Irã e seis potências mundiais não conseguiram chegar a um acordo na maratona de negociações em Genebra para conter o programa nuclear iraniano.

Hague disse ter sentido que o ministro do Exterior iraniano, Mohammad Javad Zarif, quer chegar a um acordo.

"Eu acredito que ele quer resolver este problema, que ele está prestes a fazer um acordo", disse Hague à BBC.

Qualquer acordo envolveria, inevitavelmente, compromissos que não seriam bem-vindos por todos os países, acrescentou o chanceler britânico.

Questionado sobre se um acordo conteria garantias que satisfariam o governo israelense de que o Irã não seria capaz de desenvolver uma bomba nuclear em breve, Hague respondeu: "Terá de ser um acordo que vai agradar todo mundo? Bem, não vai não, porque compromissos terão de ser feitos."

Israel condenou a proposta de acordo porque suspeita que o Irã esteja determinado a desenvolver armas nucleares. Teerã nega tal intenção, dizendo que precisa de energia atômica para gerar eletricidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]