
Ouça este conteúdo
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, conversou por telefone nesta sexta-feira (7) com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, e afirmou em seguida que a “liderança” dos Estados Unidos é “essencial” para um cessar-fogo na atual guerra entre os ucranianos e a Rússia.
“Tive um telefonema construtivo com o secretário Rubio. Discutimos a próxima reunião entre as delegações ucraniana e americana na Arábia Saudita. A Ucrânia quer que a guerra acabe, e a liderança dos EUA é essencial para alcançarmos uma paz duradoura. Também discutimos maneiras de promover nossa cooperação bilateral”, escreveu Sybiha no X.
Na próxima semana, delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia se encontrarão na Arábia Saudita para discutir um acordo de cessar-fogo.
É mais uma etapa de reaproximação entre Kiev e Washington, depois do bate-boca entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o mandatário americano, Donald Trump, e seu vice, J. D. Vance, na Casa Branca na sexta passada (28).
Os dois republicanos acusaram Zelensky de ingratidão após o ucraniano ter se recusado a assinar um acordo para ceder terras raras e outros recursos naturais aos EUA. Ele alegou que o compromisso não previa garantias de segurança futura para a Ucrânia.
Desde então, Trump cortou a ajuda militar e de inteligência à Ucrânia, mas integrantes da sua gestão indicaram que esse apoio seria retomado se Zelensky aceitasse voltar às negociações – posição que o mandatário ucraniano já havia sinalizado.
Nesta sexta-feira, Trump ameaçou impor mais sanções à Rússia caso uma trégua não seja alcançada.
VEJA TAMBÉM:







