• Carregando...

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, declarou-se neste domingo (29) "otimista" com a chegada a seu país de uma missão do Organismo Internacional da Energia Atômico (AIEA) para inspecionar as instalações nucleares.

"Uma delegação de alto nível da AIEA chegou ao Irã e já fizeram os preparativos necessários", relatou Salehi em Adis-Abeba, onde assistiu à 18ª Cúpula de chefes de Estado e do Governo da União Africana (UA), que começou neste domingo e se estende até esta segunda-feira.

"Estamos otimistas sobre a missão e o resultado do trabalho desta delegação", ressaltou o chefe da diplomacia iraniana.

Salehi, no entanto, indicou que seu país não teme as novas sanções petrolíferas do Ocidente por causa de seu polêmico programa nuclear.

A visita da missão da AIEA, que permanecerá na República Islâmica do Irã até 31 de janeiro, ocorre em meio a uma renovada tensão entre Teerã e a União Europeia (UE) pelo anunciado embargo das importações de petróleo iraniano.

A delegação viajou ao Irã com "espírito construtivo" e espera das autoridades iranianas o "mesmo espírito", assinalou o diretor-geral do Organismo, Yukiya Amano, em comunicado.

A missão é formada por seis especialistas e liderada por Herman Nackaerts, diretor-adjunto da AIEA para salvaguardas (controles).

Grande parte da comunidade internacional - com os EUA e Israel à frente - acusa o regime iraniano de esconder, sob seu programa civil, outro de natureza clandestina e caráter militar com o objetivo de produzir bombas nucleares.

O Governo de Teerã nega a acusação e sustenta que seus esforços no campo nuclear têm como único objetivo o uso pacífico da energia e tecnologia atômicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]