• Carregando...
 | TOBIAS SCHWARZ/AFP
| Foto: TOBIAS SCHWARZ/AFP

Os chefes da diplomacia da União Europeia (UE) farão uma reunião especial no domingo (13) após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A responsável pela diplomacia europeia, Federica Mogherini, “convidou os chanceleres da UE em Bruxelas, no domingo à noite, para um jantar informal e uma troca de pontos de vista sobre como avançar nas relações UE-EUA após as eleições americanas”, confirmou seu porta-voz.

Horas antes, o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, havia saudado a realização desse encontro, na véspera do conselho ordinário dos chefes da diplomacia do bloco, também em Bruxelas. Pouco depois da confirmação da vitória de Trump, Federica destacou que a UE “continuará trabalhando” com os Estados Unidos.

A Alemanha de Angela Merkel advertiu o republicano, por sua vez, de que uma futura “cooperação estreita” entre os dois países deve se fundar nos valores comuns democráticos, lembrando o presidente recém-eleito de sua “responsabilidade” em nível mundial.

O ministro Steinmeier disse esperar tempos “mais difíceis” no âmbito internacional com a chegada do magnata americano à Casa Branca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]