• Carregando...

O secretário da Defesa norte-americano, Robert Gates, disse na quinta-feira que as chances de fechar a prisão de Guantánamo são "muito, muito pequenas" devido à oposição ampla à proposta no Congresso.

O presidente norte-americano, Barack Obama, ainda não conseguiu cumprir sua promessa de fechar Guantánamo, mas a Casa Branca disse nesta semana que ele ainda pretende fazê-lo. A prisão tem atraído condenação internacional devido ao tratamento dado a seus detentos.

Em depoimento perante o Senado, Gates disse que vê poucas esperanças de um avanço nesse sentido no Congresso, que aprovou uma lei, promulgada por Obama no mês passado, que impede que suspeitos de terrorismo que estão detidos em Guantánamo sejam levados aos EUA para serem julgados no país.

"As perspectivas de fechar Guantánamo, segundo consigo prever, são muito, muito pequenas, devido à oposição ampla aqui no Congresso", disse Gates na audiência no Senado.

Acredita-se que Obama esteja nas fases finais de revisão da política americana de detenções. Em discurso feito em maio de 2009, ele disse que existe a necessidade de "detenção prolongada" de alguns suspeitos de terrorismo que não podem ser julgados, mas representam uma ameaça à segurança.

Em Washington, na quarta-feira, o diretor da CIA, Leon Panetta, disse a senadores que, se o líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, for capturado algum dia, é provável que seja enviado à prisão de Guantánamo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]