• Carregando...

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou no domingo nacionalizar clínicas de saúde privadas, depois de qualificar a prática delas como "perversão". As duas partes discutem criar regras que freiem o aumento de preços de procedimentos médicos. O líder, que já criou uma rede de saúde paralela à tradicional, anunciou o início da construção de 15 hospitais com diferentes especialidades em vários estados do país.

- A medicina privada é uma perversão, com todo o respeito aos médicos que trabalham nessa área. Se você tem dinheiro, adiante, se não tem, morra - disse Chávez durante seu programa semanal de rádio e TV, "Alô, presidente".

O governo luta contra uma das inflações mais altas do continente e afirma que o aumento dos preços no setor de saúde contribuiu para a elevação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Há alguns meses já havia sido sinalizada uma possível estatização da saúde.

- Estou alertando, sobretudo os donos de clínicas privadas. Venho deixando correr um pouco para ver se se arrumam. Se não, saibam que vou tomar no momento certo as decisões apropriadas - acrescentou Chávez.

Apesar de a inflação até agosto de 2007 na Venezuela ser de cerca de 9,4%, alguns analistas duvidam que o governo possa cumprir sua meta de mantê-la em 12% no ano. Em 2006, a inflação venezuelana ficou em 17%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]