• Carregando...
Chávez aplaude o grupo de guardiãs da revolução durante reunião do partido governista PSUV, em Caracas | Marcelo García/Reuters
Chávez aplaude o grupo de guardiãs da revolução durante reunião do partido governista PSUV, em Caracas| Foto: Marcelo García/Reuters

Previsão

Dilma vencerá, diz venezuelano

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu ontem como certa a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, nas eleições de outubro.

Durante um evento no Teatro Teresa Carreño, em Caracas, Chávez deu indícios de que gostaria de seguir os passos de Lula e entregar o poder a uma mulher quando deixar o governo.

"Dilma Rousseff. Vamos aprendendo a pronunciar esse nome porque tudo indica que em 3 de outubro (ela) vai ganhar e talvez no primeiro turno", disse.

"Quando chegar a minha vez de entregar a Presidência, quero entregá-la a uma mulher", acrescentou o líder, há 11 anos no poder.

Caracas - A dez dias das eleições legislativas, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, juramentou ontem um grupo de mulheres, chamado de "guardiãs de Chávez", que terá como missão velar pela revolução bolivariana.

"Vocês, minhas queridas amigas, têm que estar de guarda pelo socialismo, de guarda pela revolução, pela gestão do governo revolucionário. Vigilantes, vigilantes! (...) O grito a tempo de uma guardiã pode salvar a pátria", disse o presidente durante ato de juramentação transmitido pela emissora estatal.

Chávez advertiu ao grupo de mulheres que devem estar atentas tanto "ao inimigo externo" como àquele que está dentro "das próprias filas da revolução", para alertar sobre as possíveis falhas dos programas oficiais.

O presidente pediu às mulheres que não deem "descanso à sua alma", até conseguir a vitória nas eleições legislativas de 26 de se­­tembro e, depois, pela "vitória histórica e definitiva" da re­­volução.

No próximo dia 26 de setembro, os venezuelanos elegerão uma nova Assembleia Nacional. As eleições são cruciais para a oposição, porque representa seu retorno ao Parlamento, depois de se retirar das eleições de 2005 em uma tentativa falha de boicotá-las.

Chávez insiste que necessita de ao menos dois terços de deputados para avançar com seu projeto político. "Peço a vocês que estejam de guarda e de guarda permanente pelos interesses da pátria socialista, da pátria revolucionária", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]