• Carregando...

Teer㠖 O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, faltou à festa do seu próprio aniversário em Teerã, que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ofereceria ontem. O colega árabe tinha inclusive presentes guardados para o líder da oposição aos Estados Unidos na América do Sul.

O gabinete presidencial do Irã convidou os jornalistas para receber Chávez no aeroporto de Teerã, quando ele completava 52 anos. Mas, após várias horas de espera, todos foram mandados para casa. O governo venezuelano disse que Chávez chegará hoje, por problemas em sua agenda.

Ahmadinejad já preparou uma medalha e alguns acordos de investimentos petrolíferos para Chávez, e sempre pode haver uma festa-surpresa quando esses oradores tão imprevisíveis se juntam.

Caracas é atualmente um dos principais aliados de Teerã, e os investidores iranianos estão despejando dinheiro em projetos petrolíferos, de construção e em fábricas de tratores na Venezuela.

Ahmadinejad e Chávez, que se dão muito bem, têm em comum o fato de serem ex-militares, populistas e de falarem duro na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Será a quinta visita de Chávez ao Irã. Ele se sente bem menos à vontade na vizinhança, descartando inclusive o convite para a posse de Alan García, novo presidente do Peru, realizada ontem. García diz que vai ser o contrapeso de Chávez nos Andes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]