• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

Santiago (Chile) – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse considerar "interessante" a proposta de seu colega nicaragüense, Daniel Ortega, de acabar com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e formar "uma espécie de organização de estados ibero-americanos".

Chávez disse que Ortega lançou essa idéia na reunião dos chefes de estado e de governo dos 22 países ibero-americanos que participam da 17.ª Cúpula Ibero-Americana, que terminou ontem, em Santiago do Chile.

O presidente venezuelano afirmou que a proposta surpreendeu os presentes à reunião, e apesar de não se pronunciar a favor ou contra a idéia, afirmou que ela de ser "estudada".

Chávez acrescentou que ninguém se pronunciou "contra ou a favor" à proposta, mas que houve um "debate muito interessante".

Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mostrou-se "muito otimista" sobre a possibilidade de conseguir um acordo humanitário na Colômbia que permita a troca de seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por rebeldes presos.

Chávez se reuniu com Uribe, à margem da 17.ª Cúpula Ibero-Americana, para informar-lhe da reunião que manteve na quinta-feira em Caracas com Ivan Márquez, delegado das Farc.

"Seguimos sendo muito otimistas sobre a possibilidade de criar a fórmula para o acordo humanitário", disse o governante venezuelano após seu encontro com Uribe.

Chávez também se referiu à reunião que manteve recentemente com os chefes do Exército de Libertação Nacional (ELN) e assinalou que Uribe lhe deu "novas idéias".

Uribe disse depois da reunião que expôs em seu encontro com Chávez os pontos "inamovíveis" que devem ser conservados "pelo interesse superior da Colômbia".

O presidente colombiano não quis informar quais são esses pontos "inamovíveis" e se referiu "a uma próxima reunião com o ELN para ver como avançar definitivamente nesse processo".

Chávez disse que o chefe do ELN, conhecido como "Gabino", está de acordo em reunião em Caracas na qual participaria o alto comissário para a Paz na Colômbia, Luis Carlos Restrepo, para retomar as conversas.

Sobre a possibilidade de uma reunião com o principal chefe da guerrilha das Farc, Manuel Marulanda, disse que o assunto está sendo "avaliado", e que é possível dizer que "isso não é impossível".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]