• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta terça-feira que não vai interferir na agenda do papa Bento XVI em sua viagem a Cuba, onde chegou ontem vindo do México.

Bento XVI "é um chefe de Estado, eu sou um chefe de Estado, Raúl (Castro, presidente de Cuba) é chefe de Estado; eles têm sua agenda, não vou interferir em nada, apenas saúdo Bento XVI e saúdo sua presença nesta Cuba amada", disse o líder em entrevista ao canal de televisão estatal venezuelano.

O presidente venezuelano, que se encontra em Cuba desde o sábado passado para submeter-se à radioterapia, destacou que sua presença na ilha e a do máximo pontífice é coincidência.

"Vocês sabem qual é minha missão aqui, coincidiu com a presença do papa, a qual eu aproveito para elevar minhas orações como católico, como cristão", ressaltou.

Chávez viajou no sábado a Cuba para começar seu tratamento de radioterapia após ser operado há um mês de um tumor, recorrência do câncer que foi extirpado em junho do ano passado.

Nas últimas horas especulou-se a possibilidade de o presidente venezuelano saudar Bento XVI aproveitando a presença de ambos na ilha.

No entanto, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, reiterou na segunda-feira em Santiago de Cuba que "não há nenhum pedido de audiência pessoal do presidente Chávez com o papa".

O presidente venezuelano é católico confesso e, desde que foi diagnosticado o câncer, tornou-se assíduo em atos religiosos, mas mantém uma relação tensa com as autoridades da Igreja Católica de seu país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]