• Carregando...

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que retornaria à Venezuela nesta quinta-feira (20) para uma cerimônia de agradecimento por sua saúde, depois de ser submetido a uma rodada de exames em Cuba, disse o Ministério da Energia na quarta-feira.

"Amanhã estaremos na Venezuela! Iremos cumprir com uma promessa diante do Santo Cristo de La Grita. Venceremos!", disse Chávez no Twitter, referindo-se a um santuário católico no leste do país.

O líder socialista, de 57 anos, foi a Cuba no final de semana, afirmando que um check-up "final" indicaria que estava livre do câncer.

No entanto, médicos dizem que é impossível determinar a recuperação completa de qualquer paciente até pelo menos dois anos após o tratamento.

A mensagem de Chávez no Twitter, que depois foi repetida em um breve telefonema à televisão estatal, indicava que o presidente estava otimista sobre os exames.

Chávez teve um tumor maligno removido em junho e depois foi submetido a quatro ciclos de quimioterapia. Os eventos surpreenderam os venezuelanos, abalaram a política do país um ano antes das eleições e provocaram uma série de especulações e rumores.

O ministro de Energia e aliado de Chávez, Rafael Ramírez, disse que ministros aguardariam o presidente no Estado de Táchira nesta quinta-feira.

"Faremos uma jornada de fé e esperança, para dar as graças e pagar promessas ao Santo Cristo de La Grita", disse Ramírez, acrescentando que Chávez faria "declarações importantes" à nação depois de sua chegada.

Chávez pretende concorrer à reeleição em outubro de 2012. "Estou muito feliz e otimista", disse Chávez por telefone à TV estatal. "Viveremos e venceremos!"

Por enquanto, ele tem se beneficiado de uma melhora nas pesquisas de opinião, com uma aprovação próxima a 60%. Mas analistas dizem que esse índice pode cair se ele não aparentar estar suficientemente bem para a campanha à reeleição ou para governar por mais seis anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]