Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Anti-EUA

Chávez fecha pacote de ajuda ao Haiti

Porto Príncipe – Com a participação telefônica de Fidel Castro, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou na segunda-feira à noite com o colega haitiano, René Préval, um acordo trilateral de cooperação que cria um fundo humanitário de US$ 20 milhões para o Haiti. Foi a última parada da turnê internacional de Chávez pelo continente.

O venezuelano deixou o Haiti depois de anunciar ajudas e projetos de cooperação e pregar contra o presidente norte-americano, George W. Bush, em outros quatro países: Argentina, Bolívia, Nicarágua e Jamaica.

Fidel, que desde julho está afastado do poder e se recupera de uma cirurgia intestinal complexa, ligou quatro vezes para discutir o acordo, disse Préval. Há duas semanas, ele falou ao vivo, por telefone, no programa de rádio de Chávez.

No Haiti, onde foi recebido como herói, Chávez anunciou ainda a doação de US$ 3 milhões para limpeza pública urbana e prometeu dobrar o fornecimento de petróleo barato ao país (de 7.000 para 14.000 barris diários).

Após receber Chávez na Nicarágua, hoje o presidente do país, Daniel Ortega, estará em Brasília em visita oficial. Deve discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o programa do álcool, atacado pelo venezuelano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.