• Carregando...
“Nada é tão perigoso quanto deixar um cidadão no poder por muito tempo”, disse Simon Bolívar em discurso de 1819 | Juan Barreto/AFP
“Nada é tão perigoso quanto deixar um cidadão no poder por muito tempo”, disse Simon Bolívar em discurso de 1819| Foto: Juan Barreto/AFP

Caracas - O líder opositor venezuelano Manuel Rosales disse ontem que a possibilidade de reeleição do presidente Hugo Chávez é um insulto, tendo em vista os problemas nacionais. Nos últimos dias, Chávez voltou a questionar a necessidade de um referendo que permita a reeleição ilimitada.

"É um insulto para as pessoas a realização de uma nova campanha eleitoral. A coletividade está cheia de tantos problemas’’, disse Rosales em entrevista à tevê local Unión Radio, de Caracas.

Uma semana após a realização de eleições nas quais foram renovados 603 cargos municipais e regionais – a maioria vencida por candidatos do presidente venezuelano –, Hugo Chávez voltou a questionar a necessidade de uma mudança na Constituição.

Discurso alternativo

Até a semana passada, o governador de Zulia e agora prefeito de Maracaibo pediu à oposição para "não fazer o jogo" de Chávez e "construir um discurso alternativo’’ que ofereça "respostas aos problemas da população’’.

O presidente venezuelano ordenou aos simpatizantes do Partido Socialista Unido da Venezuela, do qual é líder, a começar nova campanha para conseguir uma emenda constitucional que lhe permita se candidatar nas eleições presidenciais de dezembro de 2012.

Com o pedido, Chávez quebrou a promessa de que respeitaria o resultado do referendo de dezembro do ano passado, quando sua proposta de reforma constitucional –que incluía a possibilidade de uma nova reeleição– foi rejeitada pela maioria da população.

Chávez já foi reeleito no período permitido pela atual Constituição. Dessa forma, caso não se aprova uma reforma do texto, o presidente precisará deixar o cargo quando terminar seu atual mandato, em janeiro de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]