• Carregando...

Assunção – Os presidentes de Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela vão se reunir amanhã, em Assunção, para dar início às discussões sobre o projeto de construção de um gasoduto patrocinado pelo governo venezuelano de Hugo Chávez, informaram ontem fontes do governo paraguaio. "Quarta-feira reuniremos em Assunção os presidentes, os chanceleres e os ministros de Energia para analisar a possibilidade de construir um duto para levar gás natural da Bolívia para o Paraguai", disse ontem o presidente paraguaio, Nicanor Duarte. Segundo ele, participarão desta reunião seus colegas de Uruguai, Tabaré Vázquez, Bolívia, Evo Morales, e Venezuela, Hugo Chávez. O plano é coordenado pelo presidente venezuelano, que tem projeto similar com Argentina, Brasil e Chile.

Segundo fontes da chancelaria paraguaia, o projeto deve demorar dois anos para ser concluído. A intenção é formar um segundo eixo ligando Bolívia, Paraguai e Uruguai, países que não foram incluídos no primeiro programa, anunciado ano passado.

Ao assumir o governo, em janeiro passado, Morales destacou que a Bolívia não deve ficar de fora do anel energético, o plano de integração regional do Mercosul para abastecimento de gás. "A Bolívia é, na realidade, o principal aliado comercial para impulsionar a integração energética mediante um grande consórcio de empresas estatais, que o Brasil e especialmente a Argentina e a Venezuela pretendem incentivar", destacou o chefe de Estado.

Este é o primeiro encontro sobre gás que Chávez realiza com Bolívia, Paraguai e Uruguai, assinalaram fontes diplomáticas venezuelanas. Chávez pretende transformar a distribuição de gás num eixo estratégico para a formação de pólos de desenvolvimento ao longo de aproximadamente 7.000 quilômetros do território sul-americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]