• Carregando...

O presidente venezuelano Hugo Chávez tem 13 pontos percentuais de vantagem em relação ao candidato da oposição Henrique Capriles, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto para as próximas eleições presidenciais do país. O instituto local Datanalisis divulgou que 44% dos participantes do levantamento votarão no atual presidente, enquanto 31% optaram pelo candidato da coalização União Democrática.

Mas o resultado das urnas está longe de estar decidido. Ainda de acordo com a pesquisa, mais de um terço da população da Venezuela está indeciso, o que indica que haverá uma disputa acirrada para conquistar tal parcela de eleitores até dia 7 de outubro deste ano, quando serão realizadas as votações. Mais detalhes do levantamento só serão divulgados no fim desta semana, segundo o instituto.

Em uma sondagem recente, o instituto local Consultores 21 colocou Capriles a apenas um ponto percentual de distância de Chávez. No entanto, três levantamentos divulgados no início de março mostraram o presidente com entre 52% e 57% de intenções de voto, contra uma margem de 22% a 34% o candidato da oposição.

Capriles, de 39 anos, é governador do estado de Miranda. Depois de vencer as primárias, opositor iniciou sua pré-campanha para as eleições presidenciais, em uma maratona de visitas por todo o país.

No poder desde 1999, o presidente venezuelano, de 57 anos, busca a terceira reeleição - em 2009, conseguiu aprovar em um referendo a possibilidade de se reeleger indefinidamente. No discurso de retorno a Caracas, na sexta-feira, ele indicou ter a intenção de permanecer no poder pelo menos até 2030.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]