• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta segunda-feira (8) que vai pedir ao Congresso poderes especiais para legislar e acrescentou que a empresa privada do setor de telecomunicações CANTV e outras companhias estratégicas, com do setor de energia, devem ser nacionalizadas.

Chávez, que assume um novo mandato presidencial na quarta-feira, reiterou que seu projeto socialista não tem marcha à ré.

"Adianto minha solicitação de uma Lei Habilitante revolucionária ... Já temos o documento preparado, estamos fazendo as últimas revisões para enviá-lo nos próximos dias à Assembléia Nacional e solicitar poderes especiais, para fazermos no gabinete um conjunto de leis revolucionárias", disse.

O presidente reeleito acrescentou que as leis que seu governo vai elaborar este ano "devem impactar com uma potência muito maior a atual situação econômica do país".

Chávez acrescentou que seu plano é nacionalizar as empresas estratégica de telecomunicações, eletricidade e água que foram privatizadas no passado.

"Recuperemos a propriedade social sobre os meios estratégicos de produção", disse.

"Que se nacionalize a Compañía Anónima Nacional Teléfonos de Venezuela (CANTV) , senhor vice-presidente, a nação deve recuperar a propriedade dos meios estratégicos, de soberania, de segurança e de defesa", disse.

Chávez, que vinha advertindo sobre a possibilidade de nacionalizar a CANTV --cujo sócio estratégico é a norte-americana Verizon --, questionou sua privatização em 1991. A empresa, a maior do setor de telecomunicações no país, estava à espera de que reguladores venezuelanos aprovassem uma oferta pública de aquisição sobre a CANTV lançada em 2006 pelas empresas mexicanas América Móvil e Telmex como parte de um acordo de compra dos ativos latino-americanos de Verizon.

A notícia sobre a eventual nacionalização da CANTV produziu a queda de suas ações em Nova York. Os ADS da empresa, que subiam 0,3 por cento antes do anúncio, caíam 3,67 por cento a 18,9 dólares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]