Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições

Chávez promete aprofundar "revolução" socialista

Partido do mandatário venezuelano saiu vitorioso na votação da semana passada por uma pequena margem. Oposição vê chance de derrotar Chávez nas eleições presidenciais de 2012

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu "radicalizar" sua revolução socialista, mesmo depois de as eleições legislativas do dia 25 de setembro terem resultado na melhor votação para a oposição nos 11 anos de seu mandato.

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Chávez, saiu vitorioso na votação da semana passada por uma pequena margem, ficando com 5,45 milhões de votos, o equivalente a 48,9 por cento, enquanto a oposição, reunida na coligação União Democrática, conquistou 5,33 milhões de votos, ou 47,9 por cento.

O resultado elevou o otimismo da oposição, que agora vê uma chance de derrotar Chávez nas eleições presidenciais de 2012.

Investidores e analistas esperam para ver qual será a reação de um homem que, após as eleições anteriores, nacionalizou grandes áreas na indústria e atacou o capital privado.

"Nós vamos seguir em frente, democraticamente radicalizando a revolução socialista, porque isso é necessário", disse Chávez na noite de sábado a telespectadores.

Ele fez pouco caso da celebração da oposição - que alegou vitória moral -, dizendo que teve "15 minutos de embriaguez".

Apesar da pequena margem de vitória na contagem geral de votos, os socialistas conquistaram uma confortável maioria na Assembleia nacional: 97 cadeiras enquanto a União Democrática obteve 65.

Entretanto, o partido governista não conseguiu reter os dois terços de cadeiras necessárias para aprovar leis e indicar autoridades para cargos em órgãos importantes, como a Suprema Corte de Justiça.

"Somente através do socialismo nós eliminaremos a miséria. Estou dedicado e decidido a aprofundar a revolução socialista e bolivariana", acrescentou Chávez neste domingo, no Twitter, referindo-se ao líder da independência Simón Bolívar.

Chávez não deu detalhes sobre o que pretende fazer, mas criticou duramente os mercados que ainda estão sob controle privado, dizendo que em vez de estarem repletos de alimentos eles vendem cerveja, rum, roupas e outros produtos.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.