• Carregando...
Havana recebe líderes venezuelanos nesta semana | REUTERS/Jorge Silva
Havana recebe líderes venezuelanos nesta semana| Foto: REUTERS/Jorge Silva

O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e outras autoridades do país visitaram o presidente Hugo Chávez em Havana, onde debateram com o líder, que trava uma "batalha complexa contra o câncer", assuntos políticos e econômicos.

As últimas novidades sobre o estado de Chávez foram divulgadas nesta quinta-feira pelo chanceler Elías Jaua, que esteve desde o início da semana em Cuba, aonde chagaram na quarta-feira Maduro e o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez.

"Podemos dizer que do pós-operatório, o presidente está em pleno processo de recuperação. No entanto, vem a batalha mais complexa e mais profunda contra a doença", afirmou Jaua em um contato telefônico durante uma entrevista coletiva oferecida pelo ministro de Comunicação, Ernesto Villegas.

Maduro, Jaua e Ramírez, assim como o irmão mais velho do líder e governador, Adán Chávez, e a procuradora-geral do país, Cilia Flores, mantiveram encontros com Chávez em Havana para tratar de um conjunto de temas econômicos e políticos.

As decisões adotadas nessas reuniões serão divulgadas em breve pelo vice-presidente, apontou Jaua, que acrescentou que Chávez está "plenamente consciente".

O chanceler venezuelano concedeu essas explicações após retornar à Venezuela, mas não precisou se Maduro também voltou ao país.

Após sua visita a Cuba, Maduro e Jaua viajarão para Santiago do Chile para participar, durante o fim de semana, da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

Na segunda-feira, a Celac realizará uma reunião em que Cuba assumirá a presidência temporária do organismo.

Hugo Chávez, de 58 anos e reeleito em outubro para um quarto mandato, foi operado pela quarta vez há um mês e meio e desde então os venezuelanos não o viram ou ouviram.

Nas últimas semanas, foram frequentes as viagens para Cuba de Maduro e outros membros de sua equipe política para visitar o presidente e seus familiares.

O ministro de Comunicação venezuelano indicou que Chávez não se comunicou com os venezuelanos e não foram divulgadas fotografias suas porque o presidente delegou a tarefa da comunicação ao Governo.

"Por que não há fotos ou tuítes? Bom, o presidente está entregando à equipe de Governo que o acompanha a tarefa de comunicar o povo venezuelano e os povos irmãos do mundo inteiro sobre a evolução de sua saúde", argumentou Villegas.

Sobre o estado de saúde de Chávez, Villegas assegurou que "até agora a sua evolução é positiva em um marco complexo, difícil, delicado, como já foi explicado reiteradamente".

"Esperamos que em semanas o presidente venezuelano esteja conosco", disse Villegas, antes de reiterar, no entanto, que o Governo não quer "semear expectativas" sobre seu retorno.

Também nesta quinta-feira, o Governo venezuelano anunciou que empreenderá ações legais contra o jornal espanhol "El País" após a publicação de uma fotografia falsa de Chávez, que foi posteriormente retirada, em um incidente que Caracas tachou de "aborrecível" e "temerário". EFE

car-lh/pa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]